Blog da Juventude Social Democrata da Secção de Algueirão - Mem Martins

quinta-feira, julho 07, 2005

Receita vs Despesa

Apesar de já ter sido escrito e comentado em inúmeros meios de comunicação social, venho aqui apenas dar a minha opinião sobre um tema complicado como é o das finanças públicas.

Neste assunto, e após o anúncio das medidas do actual Governo, torna-se contraditório defender uma política de aumento de receitas suportado pelo aumento dos impostos, descurando por completo a contenção da despesa.
Quando se ouve um discurso de contenção, em que se pede aos portugueses que sejam patriotas e tentem sacrificar-se pelo bem do país, acho inconcebível que o Governo seja o primeiro a não "apertar o cinto". Num orçamento rectificativo em que seria importantíssimo apresentar medidas fortes para diminuir as despesas do Estado, vemos que essa mesma despesa até aumenta!

Relativamente ao aumento da receita, o PSD veio defender na Assembleia da República que o Governo deveria implementar portagens nas SCUT's ao invés de aumentar os impostos. Concordo plenamente com a ideia de portagens nestas autoestradas, pois é um custo muito pesado a médio/longo prazo, mas tenho as minhas dúvidas se esse valor compensaria o não aumento dos impostos, mais uma vez digo que o controlo apertado da despesa talvez o evitasse.
Agora o que acho preocupante é que, tendo um concorrente tão forte como é a Espanha no que toca a investimento estrangeiro no nosso país, se faça aumentar o IVA para 21% quando em Espanha temos o IVA a 16% e os combustíveis bem mais baratos.
Portugal possuí uma localização geográfica com enorme potencial: somos como uma porta de entrada na Europa para os países do outro lado do Atlântico. O problema é que aos olhos dos empresários, somos como que uma rotunda que têm que contornar para entrar na Europa, pois representamos custos enormes para queira utilizar transportes e outros serviços em Portugal. Concorrer com Espanha nestes moldes, vai ser quase impossível...

Obrigado pela paciência ;)

Rodrigo Morais.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

toda a razão...
mas parece que está tudo a olhar para o curtissimo prazo...

1:08 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Só digo uma coisa em relação às SCUT's: Princípio do utilizador pagador.
Se eu sou da opinião que devo ser eu a pagar os meus próprios estudos, jamais poderia concordar com o facto de estar a pagar uma coisa que até posso nunca vir a utilizar...

4:04 da manhã

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial